quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

SER MÃE (MINHAS CONSIDERAÇÕES)!!!





Hoje quis falar um pouco aos meus filhos...
Afinal não há uma data específica para Dia dos Filhos, sei que muitos dizem que o Dia das Crianças é o dia dos filhos, mas, e quando crescem???
Hoje em especial quero agradecer a Deus pelos filhos que me foram dados, provavelmente por Deus ter me julgado capaz de ser  mãe, também pelos filhos que colhi durante toda a minha vida.
Confesso que apesar de me sentir abençoada por  ser merecedora desta dádiva, também me pego pensando se realmente sou capaz de conduzir este barco. Por vezes me vejo duvidando de minha capacidade de ser mãe.
As vezes parece que tudo o que sabemos, sentimos ou pensamos a respeito da maternidade não passam de meras teorias explicativas e que a prática é bem diferente.
Por diversas vezes me senti perdida, no emaranhado das emoções, afinal, pensamos, só queremos o melhor para nossos filhos... mas, o que será o melhor para nossos filhos?
Será o melhor o que aprendemos com nossos erros, será melhor seguir o que com nossa altivez julgamos ser o correto?
Ser mãe é sentir-se maravilhada e ao mesmo tempo amedrontada com toda esta responsabilidade.
È entrega sem limite, com uma pontinha de sensação de pena de si mesma, mas obscuramente guardada no fundo, mas bem lá no fundo do peito.
É Estar cansada de um dia de labuta e perder horas a fio para ouvir o filho recitar o poema da escola, falar sobre seus sonhos ou sobre a ultima conversa que teve pelo celular com seu namoradinho ou namoradinha.
É sentir-se plena de felicidade ao ver o filho(a) apresentar-se numa festinha qualquer de colégio e ser aplaudido, é emocionar-se a ponto de chorar com um poema ou música que você já ouviu tantas vezes, mas que fala tanto ao seu coração.
Ser mãe é passar a noite sentada na sala ou acordada na cama em oração esperando o barulho da chave na fechadura, só para ter certeza que seu filho(a) voltou em segurança para o lar.
É pedir a Deus que mande seu Anjo da Guarda ir vigiar seu filho(a) e fazer par com o dele, para aumentar a proteção. É ficar enfurecida com o filho, mas ao mesmo tempo pedir perdão a Deus por se permitir enfurecer.
Ser mãe é uma sensação tão esquisita, é queixar-se de solidão, de desalento, de abandono, mas ao mesmo tempo, esquecer de si mesma para dedicar-se se a filha tem apenas uma cólica menstrual.
Sou assim, um misto de contradição e sentimentos, de amor e mágoas. Sinto-me constantemente abandonada, mas confesso que desejo de verdade ficar sozinha vez em quando.
Me queixo de bagunça, mas o excesso de organização significa que vocês já não estão por perto, e esta sensação é muito complicada.
Sei que as vezes ultrapasso a barreira do permitido a uma mãe, mas sei também que a uma mãe é dada a licença para opinar, mesmo quando esta opinião não é levada a sério, o que acontece na maioria dos casos.
Por vezes me sinto muito mal nesta função, me sinto irritada e com muita raiva de vocês, mas, também me sinto radiante por abrir a boca e proclamar o quanto amo cada um em especial.
Amo vocês mesmo imperfeitos aos meus olhos, mesmo quando discordo de vocês, mesmo quando me oponho aos seus planos, pois saibam que “penso” saber o que é melhor, ai vem aquele discurso todo de experiência e sapiência que aprendi com minha mãe, que juro não queria copiar de maneira alguma, mas afinal... Somos como nossos pais, agimos como eles, já dizia Elis Regina.
Quero neste momento penitenciar-me e pedir perdão pelos erros, pelas palavras, pelos desafetos, pelas ausências e até pelos cafés da manhã que não providenciei por achar que vocês já são independentes o suficiente para fazê-los sozinhos.
Quero pedir perdão se fiz os fiz pensar em abandono, mas, quero enfatizar que estas sensações existem em momentos de nossas vidas e só vocês a exemplo da maioria vão poder resolver dentro de si.... É o ônus de se tornar adulto, também tive meus trauma e problemas, pois ser mãe não exime nem santifica ninguém, só quero que nunca esqueçam de uma coisa importantíssima para mim....amo vocês incondicionalmente e afirmo que ser mãe apesar de não ser fácil é provávelmente a melhor sensação e conquista que uma mulher pode alcançar. Claro que falo como uma, com licença das mulheres que não pensam como eu neste momento.




0 comentários: